segunda-feira, 30 de junho de 2014

As influências gregas no mundo de hoje


      O mundo em que vivemos deve muito aos gregos antigos. Nosso idioma está cheio de palavras gregas. Grandes obras da literatura e arte gregas até hoje são modelos de beleza. Muitas pessoas atuais ficam emocionados com a poesia e os teatros gregos. Nos museus as esculturas gregas sempre são admiradas. Na escola estudamos coisas na matemática e nas ciências que foram descobertas pelos gregos. Os pensadores mais profundos de nossa época estudam e refletem sobre o que os filósofos gregos pensaram.

Trabalho


   Os gregos trabalharam duro para sobreviver em um território com poucos recursos naturais. Como a natureza não ajudava muito, a agricultura exigia muita dedicação, cultivam vinhas ( plantações de uvas para fazer vinho), figos, oliveiras e cereais como trigo e cevada. A criação de bois era muito rara por causa da escassez de forragem para alimentá-los. Em algumas regiões eram criados cavalos. A grande vantagem, era a grande quantidade de baías e portos naturais. Eram bons navegadores e comerciantes, exportavam vasos de cerâmica de ótima qualidade, vinhos e azeite.

Amor pelo esporte






     Os gregos adoravam os esportes, em todos os anos aconteciam importantes competições em diversas cidades. A mais importante acontecia em Olímpia, onde ocorriam os famosos Jogos Olímpicos. Havia vários tipos de competição: ginástica, corridas, lutas, lançamento de disco e de lanças, e corridas de cavalos. Os prêmios recebidos pelos vencedores eram muito simples: uma coroa de louros e o nome escrito em uma lista especial.  Mas a fama conquistada era o que mais valia.  As mulheres não participavam das Olimpíadas.

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Alimentação grega


Os gregos, por causa do clima, estavam habituados a uma alimentação simples. Preferencialmente comiam-se legumes (alho, cebola, alface) e frutas (azeitonas, romãs, uvas passas). A carne aparecia nas mesas com raridade, normalmente em dias de festas.Como eram grandes caçadores, apreciavam a carne, principalmente as carnes de lebres, perdiz e tordo. Um curioso fato era que os gregos distinguiam os povos civilizados dos bárbaros pelo uso do pão (mas não sabemos de que maneira). A pesca fornecia parte dos alimentos, os pobres compravam sardinha e atum dos vendedores.




segunda-feira, 16 de junho de 2014

A importância dos deuses gregos


Para os gregos, os deuses eram de extrema importância pois podiam explicar os fenômenos naturais que não poderiam ser explicados logicamente naquela época. Cada cidade era protegida por um deus, sendo eles:


 Zeus: rei dos deuses e deus dos céus;
Poseidon: deus dos mares;
Hades: deus dos mortos e do submundo;
Hera: deusa do casamento e do parto;
Héstia: deusa do lar e do fogo;
Deméter: deusa da agricultura;
Atena: deusa da sabedoria e da estratégia;
Ares: deus da guerra;
Afrodite: deusa da beleza e do amor;
Apolo: deus do sol;
Ártemis: deusa da lua e da caça;
Dionísio: deus das festas, da loucura e do vinho;
Hefesto: deus dos ferreiros;
Hermes: deus dos ladrões e dos viajantes.